Quase um ano mais tarde, o Manifesto pola Hegemonia Social do Galego rende contas.
Em primeiro lugar, agradecemos a todas as pessoas que apoiaram economicamente a sua publicação, em 23 de julho de 2009, no Xornal de Galicia. A conta bancária para este fim já foi fechada.
As assinaturas alcançam hoje quase 1.700 pessoas, e a Causa do Manifesto no Facebook tem mais de 1.000 membros ( http://www.causes.com/causes/316641 ). Evidentemente, o Manifesto continua aberto a mais apoios. Não parece que as razões para lançarmos a nossa voz em favor da língua tenham desaparecido. Polo contrário, a situação é em muitos aspetos ainda mais preocupante do que há 12 meses.
Mas é lógico que qualquer iniciativa tenha o seu percorrido: A curva do seu impulso, do seu crescimento e da sua persistência para o futuro. E este é um percorrido social, não "natural". O Manifesto pola Hegemonia Social do Galego abriu e abre ainda mais um caminho já aberto dantes, graças a um movimento cada vez mais amplo que não vai cessar. Por isso, aqui estivemos, aqui estamos, e aqui continuaremos. Vemo-nos na assembleia!:
http://hegemoniasocialdogalego.blogspot.com/
http://www.peticao.com.pt/hegemonia-social-do-galego
http://www.causes.com/causes/316641